Astrologia

Superlua vai poder ser observada a partir das 14h no Brasil

O fenômeno acontece quando a Lua está mais próxima da Terra.

09/03/2020 22h21
Por: Tâmara
Fonte: Folha de São Paulo
19
Crédito Imagem: Nasa
Crédito Imagem: Nasa

Nasa fez uma publicação informando que hoje, dia 9 de março de 2020, vai acontecer o fenômeno Superlua. Isso quer dizer que será possível observar a lua cheia mais claramente. Segundo pesquisas, é possível ver a lua cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante, comparada à uma lua cheia média. Isso acontece pelo fato da lua cheia estar próxima ao seu Perigeu (ponto de órbita que ele fica mais próximo de outro astro, nesse caso, a Terra).

Segundo os dados divulgados pela Nasa, o melhor momento para observar a lua será às 23h31. A lua vai estar completamente cheia às 14h48, no Brasil. Desde o seu nascer vai ser possível observá-la "mais de perto". O tamanho dela ficará maior e ela também estará mais brilhante. Isso vai acontecer pelos próximos três dias, encerrando na quarta-feira. Para entendermos melhor, a Nasa divulgou uma imagem da lua nascendo no horizonte e em seu ápice, em fotos delas lado a lado.

As fotos foram captadas no dia 13 de novembro de 2016. A primeira imagem mostra a lua ainda no horizonte, enquanto a segunda está em seu ápice. Seguindo as linhas azuis, traçadas posteriormente em editores de imagem, é possível perceber que a segunda lua é pouco maior que a primeira. Essa é a diferença em observá-la em seu ápice. 

A Nasa estima que durante o perigeu a lua fica 363.300 km da Terra. Esse é o ponto mais próximo que ela chega durante a sua rotação elíptica. Quando isso ocorre em épocas de lua cheia, o fenômeno é chamado de Superlua.