Inundação/Alagamento

Rios Longá e Marataoan atingem cota de inundação e alagam cidades

O alerta foi emitido pelo Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) após precipitações ocorridas na região norte nas últimas 24 horas. Por G PI.

10/03/2020 12h28Atualizado há 2 semanas
Por: Tâmara
Fonte: G1
18
Cidade de Esperantina fica alagada após rio Longá atingir cota de inundação — Foto: Reprodução/TV Clube
Cidade de Esperantina fica alagada após rio Longá atingir cota de inundação — Foto: Reprodução/TV Clube

Os rios Longá e Marataoan atingiram na madrugada desta terça-feira (10) as cotas de inundações e provocaram alagamentos nas cidades de Esperantina e Barras, Norte do Piauí. O alerta foi emitido pelo Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) após precipitações ocorridas na região norte nas últimas 24 horas.

"Sugere-se que todos os órgão competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos", informou o CPRM.

Em Esperantina, 11 famílias foram desabrigadas e 50 localizadas em áreas de risco estão sendo monitoradas. Os moradores atingidos foram encaminhados para alojamentos feitos nas escolas e prédios públicos.

Segundo a CPRM, o rio Longá continua em processo de elevação do seu nível, tendo elevado 65 centímetros nas últimas 24h, onde foi registrada a cota de 7,75 metros às 11h45 desta terça-feira. A previsão de atingir a cota em torno de 8,11 metros nas próximas 8 horas, portanto 71 centímetros acima da cota de inundação, que é de 7,40 metros.

"Todo ano chove e a gente tem que sair e ir para os abrigos, porque água invade nossas casas. É muito difícil construir com tanto sacrifício e ver tudo destruir assim", declarou a dona de casa Maria de Fátima Oliveira Carvalho.

Na cidade de Barras, quatro famílias estão desabrigadas. Lá o rio Marataoan aumentou 47 centímetros nas últimas 24h, onde foi registrada a cota de 4,58 metros às 13h45 desta terça, e com previsão de atingir a cota em torno de 4,76 metros nas próximas 8h, portanto 56 cm acima da cota de inundação, que é de 4,20 metros.