Rio Parnaíba

Nível do Rio Parnaíba sobe 8 metros em Uruçuí e Prefeitura monitora famílias de ribeirinhos

Segundo Defesa Civil, nenhum morador precisou ser retirado de casa. Áreas alagadas são de barracas de comunidades ribeirinhas, que foram evacuadas. Região recebeu 400 mm de chuvas desde o início de março.

11/03/2020 13h06
Por: Tâmara
Fonte: G1
16
 Foto: Luis Netto/ Netto Fotografia
Foto: Luis Netto/ Netto Fotografia

Imagens captadas pelo cinegrafista Luís Netto mostram o quanto o nível do rio Parnaíba subiu na região da cidade de Uruçuí, a 453 km de Teresina. Segundo o secretário de agricultura Samuel Werner, o rio subiu 8 metros desde o início de março. De acordo com a Defesa Civil do município, a situação continua sob controle e nenhum morador precisou ser retirado de casa.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o último domingo (8), choveu cerca de 89 mm na região. A última chuva caiu na segunda-feira (9). O volume de chuvas acumulado em todo mês de março ultrapassou os 400 mm, equivalente à média esperada para o mês inteiro.

Entretanto, segundo o secretário de agricultura de Uruçuí, Samuel Werner, os terrenos alagados abrigam balneários e barracões usados por pescadores e ribeirinhos, pessoas que usam os imóveis para trabalho mas moram em outros locais.

“São algumas barracas que as pessoas construíram para apoio na beira do rio. Mas já construíram sabendo do comportamento do rio. Então, essas barraquinhas já foram evacuadas pelos próprios moradores”, disse o secretário. A Prefeitura monitora cerca de 15 famílias que vivem à cerca de 200 metros da margem do rio.