Governo do Estado

Governador diz que analisa retorno de áreas da economia e que situação do PI sobre coronavírus está 'confortável'

Segundo o governador, o número de casos positivos cresceu abaixo da expectativa, e o estado tem leitos de UTI suficientes para o estágio atual da crise.

26/03/2020 16h45Atualizado há 6 meses
Por:
Fonte: G1
135
Foto: Arquivo O Dia.
Foto: Arquivo O Dia.

Em entrevista coletiva por vídeoconferência nesta quinta-feira (26), o governador Wellington Dias (PT) comemorou os primeiros resultados do combate à pandemia de coronavírus no Piauí. Segundo o governador, o número de casos positivos cresceu abaixo da expectativa, e o estado tem leitos de UTI suficiente para o estágio atual da crise. Ele informou que uma reunião irá analisar a possibilidade de retorno de alguns setores da economia no estado.

O governador afirmou que está marcada para a próxima segunda-feira (30) uma reunião para discutir o decreto assinado na última semana que suspendeu as atividades de comércio, serviços, educação e demais áreas, para conter o avanço do coronavírus. O objetivo da reunião é analisar o que precisa se manter suspenso e que áreas podem ser liberadas, a depender da situação da disseminação no estado.

O decreto tem validade até o dia 31 de março. Devem participar da reunião representantes dos governos Estadual, Federal e de municípios do Piauí, o Comitê de Ações Estratégicas, pesquisadores, e a Vigilância Sanitária.

Situação 'confortável'

Wellington disse que um levantamento do Comitê de Ações Estratégicas apontou que até a última quarta-feira (18), a cada 15 casos suspeitos testados no estado, um era positivo para infecção por coronavírus. Segundo ele, esta proporção caiu para 22 casos suspeitos para cada caso positivo.

Atualmente há 8 casos positivos para infecção por coronavírus no Piauí, segundo a Secretaria de Saúde do estado. Há ainda 167 casos suspeitos. 173 casos foram descartados. Piauí é o quarto estado do país com menos casos confirmados de coronavírus.

"Estou bastante animado com os resultados do que todo mundo está fazendo. As pessoas estão cumprindo as regras, e elas estão nos permitindo bons resultados", disse o governador durante a coletiva.