Litoral

Litoral do Piauí fica 12 horas sem energia elétrica e restaurantes fecham no último dia do ano

Município de Cajueiro da Praia ficou sem abastecimento de energia por 12 horas seguidas, desde a meia-noite até o meio-dia desta terça-feira (31).

31/12/2019 23h01
Por:
Fonte: G1
75
Foto: Luiz Gustavo Graça/ TV Clube
Foto: Luiz Gustavo Graça/ TV Clube

O município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, ficou sem abastecimento de energia elétrica por 12 horas seguidas, desde a meia-noite até o meio-dia desta terça-feira (31). O problema causou prejuízos para os restaurantes da orla da praia, e alguns fecharam as portas no dia mais lucrativo do ano para o setor. A Equatorial Energia informou que o fornecimento foi restabelecido, e que deve ser normalizado até as 17h. Mesmo assim, donos de restaurantes dizem que vão continuar fechados pelo resto do dia.

Segundo a empresária Amanda Dourado, dona de um dos restaurantes da orla, a energia tem oscilado há três dias e dificultado o funcionamento do restaurante. Mas após a longa queda de energia desta terça, ela conta que teve de fechar as portas do seu negócio.

“Nós preparamos muito antes para esse acontecimento, que é o nosso melhor faturamento do ano. 30, 31 e 1 são os dias mais esperados. E compramos nosso gerador por precaução, mas ele não suportou esses três dias de oscilação. Um prejuízo muito alto, em relação a faturamento, a produtos, a funcionários, que temos que pagar...”, enumerou.

José Francisco Ventura, também proprietário de um restaurante na orla, contou que, por conta do longo período sem energia elétrica, os produtos que estavam congelados estragaram. O restaurante também conta com um gerador de energia, para emergências, mas o aparelho não sustentou manter todos os freezers ligados.

“A gente perdeu peixe, carne, frango, tudo. Não tem condições de conservar coisas geladas nem resfriar cerveja, refrigerante por exemplo. É muita frustração, por que você prepara uma estrutura para receber o turista e acontece um negócio desses”, lamentou o empresário.

A Equatorial Energia informou por meio de uma nota que a falta de energia foi causada por uma forte chuva que caiu na região durante a segunda-feira (30), e que prevê que o estabelecimento seja completamente restabelecido até as 17h desta terça-feira (31). Leia abaixo a nota completa da Equatorial:

A Equatorial informa que a forte chuva ocorrida nesta segunda-feira (30), prejudicou o fornecimento da região litorânea em parte da cidade de Parnaíba e Luís Correia. A distribuidora segue trabalhando com 100 equipes de plantão e o retorno está sendo gradativo com previsão de 100% de retorno as 17h.