Governo

Governo do PI e Prefeitura de Teresina decretam ponto facultativo nesta segunda-feira (20)

O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e minimizar a disseminação do novo coronavírus nesta véspera de feriado de Tiradentes, dia 21.

20/04/2020 20h08
Por: Tâmara
Fonte: G1
40
Fonte da Imagem: G1
Fonte da Imagem: G1

O governo do estado do Piauí e a Prefeitura de Teresina decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira (20), data que antecede o feriado de Tiradentes, comemorado em 21 de abril. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e minimizar a disseminação do novo coronavírus.

O chefe do executivo municipal já tinha também adiantado o feriado do aniversário de Teresina, festejado em 16 de agosto, para a última sexta-feira (17). Com esta medida, segundo o decreto, espera-se o cumprimento, por parte da população, do isolamento social, evitando a circulação pela cidade.

“Entendemos que o isolamento social é a arma mais eficaz para combater o avanço do novo coronavírus. O vírus já está circulando de forma comunitária em Teresina, saindo da classe média e chegando a todas as regiões da cidade, ao mesmo tempo em que os índices de isolamento social estão caindo. O índice de isolamento social registrado na última quarta-feira (16) em Teresina foi de 47%, bem abaixo do esperado para a cidade, que é de 73%. Portanto, esperamos que as pessoas cumpram as orientações e fiquem em casa nestes feriados”, disse o prefeito.

A prefeitura destacou que o ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais e de interesse público prestados pelo município à população, que deverão ser realizados normalmente, em especial, aqueles no âmbito da Fundação Municipal de Saúde (Hospitais, Maternidades, UPA, SAMU, Unidades Básicas de Saúde, CAPS, CEOs, ambulatórios e laboratórios centrais), bem como os serviços prestados pelos agentes municipais de Operação e Fiscalização de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).