Pandemia

Piauí ultrapassa mil casos confirmados de coronavírus e chega a 35 mortes pela doença

Mais cinco mortes foram registradas, resultando em 35 óbitos por Covid-19 no estado.

06/05/2020 20h45Atualizado há 3 meses
Por: Portal suldopiaui.com.br
Fonte: g1
830

O Piauí ultrapassou os mil casos confirmados de coronavírus nesta quarta-feira (6), agora são 1051 casos, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Mais cinco mortes foram registradas, resultando em 35 óbitos por Covid-19 no estado.

Das cinco mortes, duas são mulheres e três homens. Entre as mulheres, ambas de Teresina, uma tinha 74 anos e comorbidades para câncer de mama. Ela estava internada no Hospital São Marcos. A outra, de 87 anos, com histórico de diabetes e hipertensão, teve atendimento de urgência no Hospital Santa Maria.

Em nota, o Hospital Santa Maria esclareceu que a paciente de 87 anos não estava internada. "Ela chegou na emergência do hospital em estado grave e veio a óbito logo após o atendimento de urgência. O Santa Maria foi direcionado para internações das demais enfermidades não-Covid-19. No Grupo Med Imagem, o hospital referência para atendimento e internações por Covid está sendo o Prontomed Adulto", informou o hospital ao G1.

Já entre os homens, um de 72 anos, também de Teresina, sofria de pneumopatia e faleceu em casa, mas já esteve internado no Hospital Getúlio Vargas. Um outro homem de 67 anos, natural de Cocal e com histórico de diabetes e hipertensão, faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.

O quinto caso trata-se de um homem de 92 anos com diabete. Ele era natural da cidade de Santa Luz e faleceu no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus.

De acordo com os dados da Sesapi, foram confirmados mais 102 casos da doença. São 49 mulheres e 53 homens, com idades que variam de 7 anos a 92 anos. A cidade de Santa Luz foi a única a registrar novos casos da doença.

Conforme o boletim, 191 pacientes tiveram alta médica e 254 continuam internados, sendo 187 em leitos clínicos, 82 em UTI e 5 em leitos de estabilização.

Agora, são 78 municípios com casos confirmados de Covid-19 no estado: Água Branca (12), Altos (9), Alvorada do Gurguéia (1), Amarante (2), Angical do Piauí (3), Anísio de Abreu (7), Aroazes (1), Barras (6), Batalha (3), Beneditinos (1), Bertolínia (1), Betânia do Piauí (1), Boa Hora (1), Bom Jesus (7), Bom Princípio do Piauí (1), Bonfim do Piauí (1), Buriti dos Lopes (2), Campo Maior (17), Canto do Buriti (2), Caracol (1), Castelo do Piauí (3), Cocal (1), Cocal dos Alves (1), Colônia de Gurguéia (3), Colônia do Piauí (1), Demerval Lobão (6), Elesbão Veloso (3), Esperantina (26), Fartura do Piauí (1), Floriano (12), Francinópolis (2), Francisco Ayres (1), Francisco Santos (1), Ilha Grande (1), Inhuma (1), Itaueira (1), José de Freitas (2), Júlio Borges (2), Lagoa do Barro do Piauí (1), Luís Correia (3), Luzilândia (2), Manoel Emídio (1), Marcos Parente (2), Miguel Alves (22), Monsenhor Hipólito (2), Morro Cabeça no Tempo (1), Nazária (2), Oeiras (8), Palmeirais (1), Parnaíba (55), Pedro II (4), Picos (29), Pimenteiras (1), Pio IX (3), Piracuruca (8), Piripiri (17), Porto (1), Queimada Nova (1), Regeneração (1), Ribeira do Piauí (1), Rio Grande do Piauí (2), Santa Luz (1), São Francisco do Piauí (1), São Gonçalo do Piauí (1), São João do Piauí (2), São José do Divino (3), São José do Piauí (1), São Julião (1), São Lourenço do Piauí (1), São Miguel da Baixa Grande (1), São Pedro do Piauí (1), São Raimundo Nonato (30), Teresina (653), União (21), Uruçuí (9), Valença do Piauí (1), Várzea Grande (1) e Vila Nova do Piauí (2).

Decretos determinam distanciamento socia

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.