Parlamentares

Parlamentares participam de videoconferência em alusão ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Na manhã desta segunda-feira (08), foi realizada uma videoconferência como parte das comemorações alusivas ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência que é comemorado no dia 9 de junho.

08/05/2020 12h40
Por: Portal suldopiaui.com.br
Fonte: ASCM
693

O encontro foi uma proposição do Deputado Estadual Franzé Silva e contou com a presença da Deputada Federal Rejane Dias , Deputada Estadual Flora Isabel, Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo e representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI) ,Ministério Público Estadual, OAB-PI e entidades ligadas às pessoas com deficiência de Teresina e do interior do Estado.

No Piauí, a data foi criada em 2003, a partir da lei nº 5.341, de autoria da Deputada Flora Isabel e visa homenagear as pessoas com deficiência do Estado. O mesmo dia também é marcado pela criação da Seid e do Conede-PI.

“O Piauí tem sido referência nacional na proposição e implementação de políticas públicas que tem resgatado a dignidade de pessoas desse segmento que representa mais de 800 mil pessoas no Estado do Piauí”, afirmou a Deputada Federal Rejane Dias. Ela pontuou ainda a importância do Ceir para a vida de muitas pessoas com deficiência e falou que, após a pandemia, serão retomadas as obras de dois novos centros de reabilitação no Estado: um em Parnaíba e outro na região sul do Estado em São João do Piauí, como forma de descentralizar o serviço.  

O Deputado Franzé ressaltou o orgulho de ser uma voz, dentro da Assembleia Legislativa que levanta essa bandeira e defende a luta das pessoas com deficiência no Piauí. “Estamos nessa missão de dar continuidade a um trabalho que coloca o Piauí numa posição de destaque nessa causa em relação ao resto do país e queremos apresentar proposições que melhorem ainda mais a vida das pessoas com deficiência no nosso Estado”, disse

O parlamentar destacou ainda que está à frente da formatação de dois importantes projetos para esse segmento: o primeiro deles é a regulamentação da Rede Estadual de Reabilitação do Estado. “Outra preocupação que temos diz respeito à inserção no mercado de trabalho. Por isso estamos propondo a criação de centros de qualificação para pessoas com deficiência no Piauí. Dessa forma, vamos garantir o resgate do direito ao trabalho, à vida, à dignidade dessas pessoas”, pontuou.