filmes

O que há por trás do canal que traz mais de 400 filmes nacionais de graça

Cena do longa "O Bandido da Luz Vermelha", estrelado por Paulo Villaça e dirigido por Rogério Sganzerla

15/08/2020 05h00
Por: Portal suldopiaui.com.br
Fonte: UOL
532

Estamos falando de um canal do YouTube, chamado "Legacies of Brazilian Cinema", que reúne, com legendas em inglês, obras de ficção, documentários e entrevistas relacionados ao nosso cinema, da década de 1910 aos anos 2000. Trata-se de um verdadeiro tesouro da cinematografia nacional. E o melhor: tudo é de graça e livre de propagandas.

Tudo organizado

Uma das coisas mais legais é que o canal organiza os títulos em muitas playlists. E há seleções por década, por período do cinema nacional, por diretores em ordem alfabética, por música e até por diretor de fotografia. Entre as pérolas do nosso cinema estão filmes lendários.

Mas quem está por trás disso?

A descrição do canal, que foi criado de forma independente em fevereiro e não monetiza os vídeos, diz que o objetivo é apenas "tornar o cinema brasileiro mais acessível a um público maior, disponibilizando cópias de filmes clássicos com legendas em inglês". Cineastas ou produtores que não quiserem ver suas obras postadas de graça podem pedir a retirada.

Divulgar nosso cinema lá fora

Nós ficamos curiosos com essa história e mandamos algumas perguntas para o administrador(a) do "Legacies of Brazilian Cinema". E, para nossa surpresa, ele (ou ela) disse que responderia a mensagem por email apenas em inglês, sem revelar identidade e origem. A ideia é divulgar nosso cinema no exterior, em todas as suas fases, e evitar que ele caia no ostracismo.