Sábado, 25 de Setembro de 2021
(86)999653568
Piauí Emprego e Renda

Cursos disponibilizados pela Piauí Conectado geram emprego e renda para piauienses

Mais de 5 mil piauienses já realizaram gratuitamente os cursos de educação digital.

13/07/2021 10h12 Atualizada há 2 meses
Por: Portal suldopiaui.com.br Fonte: Secom Piauí

Até o início de 2020, Rildo da Silva Oliveira atuava em vários locais como professor de Informática Básica. Com a chegada da pandemia provocada pela Covid-19, ele perdeu todos os seus empregos. Até que houve a indicação para trabalhar na área de Redes. Mesmo com pouco conhecimento nesta área, ele conseguiu a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho, pois se matriculou no curso CCNA 1 – Introdução à Redes, oferecido pela Piauí Conectado, em parceria com a Cisco.

Rildo conseguiu superar o desemprego graças à educação. “O que eu entendia era o mínimo, mas me candidatei à vaga de emprego e, durante a entrevista, expliquei que estava inscrito no curso CCNA 1. Acabaram me dando essa chance. Meu primeiro mês de trabalho foi de estudo puro. Comecei realmente a ler e fazer tudo o que tinha no curso. Vi outros colegas dizendo que conseguiram emprego por causa do certificado da Cisco, mas eu consegui o emprego pelo que eu aprendi no curso, tive que mostrar que eu realmente sabia fazer aquele trabalho e estou lá até hoje”, relata o analista de redes, que está inscrito no curso de CCNA 2.

No mês de maio deste ano, as vagas de emprego voltaram a crescer no Brasil e uma das áreas que mais oferece oportunidades é a tecnologia da informação. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação (Brasscom), há mais vagas do que profissionais qualificados e estima-se que serão abertas cerca de 290 mil novas vagas até 2024.

A Academia Cisco da Piauí Conectado já transformou a realidade de mais de 5 mil piauienses ao ofertar diversos cursos na área de tecnologia, totalmente gratuitos e on-line.

Para a coordenadora do programa, Charlene Queiroz, os dados reforçam a necessidade de qualificação na área de tecnologia. “Faltam profissionais para preencher vagas no setor de tecnologia da informação. E esse déficit se dá, principalmente, pela ausência de qualificação dos candidatos. E foi pensando nisso que, há quase dois anos, decidimos, em parceria com a Cisco, promover a inclusão digital aos piauienses, contribuindo para a contratação de milhares de pessoas”, explica.

O analista de redes, Adriano Soares de Sousa, foi convidado para trabalhar em duas empresas ao concluir o curso de CCNA 1. “Fui convidado para duas empresas, recebi aumento por conta da certificação e só tenho a agradecer a Deus e ao projeto Piauí Conectado”, agradece.

A Piauí Conectado, por meio do Programa Cisco Academy, iniciou o curso CCNA 2, que é o segundo de uma série de três cursos na área de Redes. Ministrado pelo professor Antônio Cebalho, o curso é on-line, totalmente gratuito e possui uma carga horária de 70 horas. O professor Antônio Cebalho ensina o aluno a executar a configuração de rede básica, solucionar problemas e identificar ameaças de segurança. “A capacitação foca em tecnologias deswitchinge operações de roteador, que respaldam rede de pequenas e médias empresas, incluindo redes locais sem fio e conceitos de segurança”, explica o professor.

Além dos cursos de Redes, a Academia Cisco também oferta cursos básicos, voltados para qualquer pessoa que deseja adquirir conhecimento na área de tecnologia. São eles: Introdução ao Mundo Digital, Introdução à Internet das Coisas, Linux, Introdução à Segurança Cibernética e Fundamentos de Cibersegurança.

Para saber mais sobre os cursos e fazer a inscrição, basta acessar o site www.piauiconectado.com.br, na seção cursos.

PPP

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Parcerias Público-Privadas (Suparc) e Agência de Tecnologia da Informação (ATI), para modernizar os serviços e a comunicação no setor público, elevando o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de internet de qualidade, além da disponibilização de WI-FI livre nos espaços públicos em diversas regiões do Estado.

Ele1 - Criar site de notícias