Sábado, 25 de Setembro de 2021
(86)999653568
Educação Educação

Após apagão no CNPq, plataforma Lattes volta parcialmente

Pesquisadores têm acesso ao currículo Lattes, mas não podem fazer atualizações, restauração do sistema segue em andamento

04/08/2021 18h00
Por: Portal suldopiaui.com.br Fonte: R7 - Karla Dunder, do R7

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) informou na tarde de terça-feira (3) que a plataforma Lattes está parcialmente no ar. Pesquisadores de todo o país ficaram preocupados nos últimos dias após o apagão no sistema, sem ter acesso às informações acadêmicas e de pesquisas.

Segundo nota divulgada no site do CNPq, a base foi atualizada até às 18h do dia 23 de julho, data do início dos problemas no sistema. Ainda não é possível fazer nenhum tipo de atualização, apenas imprimir ou fazer o download.

Para ter acesso ao currículo Lattes, o pesquisador, para ter acesso direto ao currículo a partir do ID Lattes, deve escrever, no campo de endereço do seu navegador: lattes.cnpq.br/[número do ID]. A busca por palavras deve ser feita pelo seguinte endereço: buscatextual.cnpq.br/buscatextual

A nota informa que "o trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações."

Apagão

No dia 23 de julho, pesquisadores de todo o país denunciaram nas redes sociais que não conseguiam acessar o conteúdo da plataforma Lattes. 

A plataforma Lattes é considerada o 'Linkedin dos pesquisadores' por reunir todas as informações acadêmicas e de pesquisas produzidas no país. É muito utilizada para a distribuição de bolsas de pesquisa e de recursos. Além do currículo Lattes, os pesquisadores ficaram sem acesso ao Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator e da Fundação Carlos Chagas.

Havia a preocupação de que todo o conteúdo tivesse sido perdido, o que significaria dados acadêmicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros por falta de backup. 

O problema, segundo o CNPq, ocorreu após o defeito em uma peça do sistema, o que chamou a atenção para a falta de manutenção no conselho.

Ele1 - Criar site de notícias