Sábado, 25 de Setembro de 2021
(86)999653568
Geral Piauí

Governador conhece Sistema de Informações da Agricultura Familiar

Plataforma criada pelo Consórcio Nordeste reúne banco de dados dos agricultores e entidades da área, facilitando a articulação de vendas e a exportação

15/09/2021 12h00
Por: Portal suldopiaui.com.br Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Governador conhece Sistema de Informações da Agricultura Familiar
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, conheceu, nessa terça-feira (14), em solenidade virtual, o novo Sistema de Informações da Agricultura Familiar. A ferramenta reúne dados dos agricultores e diversas entidades relacionadas, formando um grande banco de dados para auxiliar os governos na articulação de políticas públicas e ações conjuntas visando ao fortalecimento do setor.

“Antes, a comercialização era isolada. Agora, os estados passam a enxergarem e comunicarem por meio do sistema, permitindo uma articulação nas vendas, possibilitando, inclusive, a exportação”, ressaltou Dias.

A iniciativa, da Câmara Temática da Agricultura Familiar, criada no âmbito do Consórcio Nordeste, é considerada um grande avanço para impulsionar a agricultura familiar. Os estados vão alimentar as informações. Já estão cadastrados, no momento, 9.166 agricultores e 113 cooperativas.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar, reforçou a importância da atividade para o Brasil e para os nordestinos. “É dela que vem a alimentação da mesa de 70% das famílias brasileiras”, disse.

O sistema funciona também como uma grande vitrine de exposição dos alimentos produzidos no campo. Nele há, no momento, 718 produtos catalogados e mais de 12 mil ofertas ativas. Por meio de acesso on-line. os compradores poderão conhecer o portfólio, o quantitativo e avançar no processo de aquisição.

“Gratificante para nós, pois a apresentação é o resultado prático do trabalho realizado pela câmara técnica, realizada de perto pelos nossos secretários. Ou seja, a missão a que nos propomos está se cumprindo. Estamos buscando a luz da experiência para que possa colaborar para o projeto de desenvolvimento”, finalizou Bezerra.

Ele1 - Criar site de notícias