Domingo, 23 de Janeiro de 2022
(86)99949-0712
Educação Educação

Deputados da oposição pedem saída do presidente do Inep no TCU 

Eles também protocolaram um pedido de auditoria permanente no instituto após as demissões em massa e denúncia de assédio

17/11/2021 17h45
Por: Portal suldopiaui.com.br Fonte: R7

Deputados de oposição se reuniram com a presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministra Ana Arraes, para pedir a saída do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas, após a demissão em massa e acusações de assédio moral.

Parlamentares também pediram a convocação do ministro da Educação para dar esclarecimentos sobre a situação do Inep e da interferência do governo nas questões do exame.

Os deputados também pediram auditoria permanente na autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela aplicação de exames como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pesquisa e dados, que dão suporte a distribuição de verba para estados e municípios, por exemplo.

Na última semana, dias antes da aplicação do Enem, a principal porta de entrada para as universidades brasileiras, ao menos 33 servidores pediram demissão do Inep. Em carta, eles alegaram falta de gestão e assédio moral. 

Por meio de nota, o ministro da Educação Milton Ribeiro, informou que o exame será realizado normalmente nos próximos domingos, dias 21 e 28. O presidente do Inep, Danilo Dupas, foi chamado a prestar esclarecimento na Câmara dos deputados, reafirmou que o Enem está mantido, mas disse que as questões envolvendo os servidores são "internas do Inep".

Ele1 - Criar site de notícias