Terça, 30 de Novembro de 2021
(86)999653568
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que prevê aplicação mínima de verba do FNO em ações sustentáveis na Amazônia

Câmara dos Deputados Cristiano Vale recomendou a aprovação da proposta A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia ...

22/11/2021 14h25
Por: Portal suldopiaui.com.br Fonte: Agência Câmara de Notícias
Cristiano Vale recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Câmara dos Deputados)
Cristiano Vale recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Câmara dos Deputados)

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou proposta pela qual, nos financiamentos por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) deverá estabelecer percentual mínimo a ser aplicado em empreendimentos que promovam a conservação e o uso sustentável do bioma Amazônia.

O deputado Cristiano Vale (PL-PA), relator do texto na comissão, concordou com a iniciativa. “É necessário induzir o desenvolvimento na região Norte em torno de atividades que privilegiem e preservem a biodiversidade”, afirmou.

O relator recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao Projeto de Lei 5435/19, do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO). A versão original estimulava os setores com baixa emissão de carbono, a agricultura familiar e a pesca e aquicultura.

O substitutivo aprovado insere dispositivo na Lei dos Fundos Constitucionais. Atualmente, o FNO, operado pelo Banco da Amazônia (Basa), destina-se a projetos dos setores agropecuário, agroindustrial, industrial e mineral, além de empreendimentos comerciais e de serviços.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ele1 - Criar site de notícias