Governo do Estado
BR Ó BRÓ

Médica chama atenção ao uso do álcool no B R Ó BRÓ

A famosa cerveja canela de pedreiro e nossa tradicional bomba com caldo de cana são só alguns exemplos de excessos que devem ser evitados

01/09/2019 10h27Atualizado há 3 semanas
Por: Portal suldopiaui.com.br
Fonte: CIDADE LUZ
305

Quem explica as razões para este cuidado é a nutricionista Lilian Lopes, do Hapvida. A perda de eletrólitos através do suor é maior neste período de “B R Ó BRÓ” e com isso se tem maior facilidade de desidratação. O álcool, ressalta a nutricionista, é um dos grandes vilões na causa da desidratação. “Por isso causa muita ressaca. Teresina é famosa por sua cerveja gelada, mas apesar da cerveja ter essa característica, o álcool causa a desidratação do corpo”, destaca

No Nordeste, o Piauí é o terceiro estado com maior consumo de bebida alcóolica entre os jovens, segundo dados do IBGE, e Teresina está em segundo lugar no ranking das capitais do país onde mais se bebe e se dirige depois da ingestão de bebida alcóolica; dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde.

Segundo a profissional, neste período, em que as temperaturas passam dos 37º, a maioria das pessoas se preocupa apenas em aumentar a ingestão de líquidos e esquece que alguns alimentos podem causar complicações e desconforto. “São alimentos que, combinados com o calor excessivo, podem causar problemas a quem já possui refluxo, pressão alta entre outros problemas”, explica.

A ingestão de frutas é sempre bem-vinda e quando o tempo esquenta, as que contem maior quantidade de água, como melão e a melancia, devem ser as mais ingeridas. “Suco, mas o suco da fruta, o suco natural e a água de coco é o correto quando falamos em hidratação. Suco de caixinha e de pacotinho, não, tem muita açúcar e conservantes, então para a hidratação não vai funcionar”, acrescenta a nutricionista.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários